Unsere Highlights

ARTEMOVENDO

Videokunst aus Brasilien, Deutschland und der Schweiz
Ausstellungen und Screening-Programme
Kuratoren: Ludwig Seyfarth, Deutschland | Bernardo de Souza, Brasilien.

ARTEMOVENDO präsentierte vom 7. – 31. Juli 2015 ausgewählte zeitgenössische Videokunst schwerpunktmäßig aus Deutschland, Brasilien und der Schweiz. Die Ausstellung "The Hidden Soul of the Unanimated" im Paço Municipal zeigte installative Arbeiten von Alex Hanimann (Schweiz), Anke Röhrscheid (Deutschland), Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander (Brasilien), Daniel Jacoby (Peru), Daniel Steegmann Mangrané (Brasilien), Luzia Huerzeler (Schweiz), Maik und Dirk Löbbert (Deutschland), Neil Beloufa (Frankreich), Nezaket Ekici (Deutschland), Sandra Boeschenstein (Schweiz), Stefan Panhans (Deutschland) und Yuri Firmeza (Brasilien).
 
Die Ausstellung wurde als eine der 10 besten Ausstellungen in Porto Alegre 2015 auf der Best of-Liste des Kunstkritikers Francisco Dalcol in der Tageszeitung Zero Hora gelistet.
 
In der Galerie des Goethe-Instituts war parallel die erste Werkschau des deutschen Videokünstlers Stefan Panhans in Brasilien zu sehen.
Darüber hinaus gab es vier Single-Channel-Projektionen im städtischen Kino P.F.Gastal. Vorgestellt wurden mit der Videonale Bonn das wichtigste internationale Videokunstfestival Deutschlands, das regelmäßig bedeutende Videokunst im Kinoformat präsentierende Programm Videoart at Midnight in Berlin sowie die weltweit angesehene Videokunstsammlung von Julia Stoschek in Düsseldorf. Viertens gab ein von der Künstlerin Katya Gardea Browne kuratiertes Programm einen Einblick in die vielfältige Videokunstszene in Mexiko. Im Anschluss an Porto Alegre wurde ein Teil des Screeningprogramms auch in São Paulo gezeigt. Dank der Kooperation mit der Videokunstplattform www.blinkvideo.de waren die in den Ausstellungen und in den Screening-Programmen gezeigten Filme auch im Internet zu sehen.

Die Künstler Stefan Panhans, Katya Gardea Browne sowie die Kuratoren Ludwig Seyfarth und Bernardo de Souza waren anwesend und begleiteten das Programm mit Einführungen und Diskussionen.

Das Projekt des Goethe-Instituts Porto Alegre war eine Zusammenarbeit mit der Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre  (Coordenação de Artes Plasticas und Sala P.F. Gastal), Medienpartnerschaft mit blinkvideo, Unterstützung Pro Helvetia.

DIRE©TORAS

16 Kurzfilmen von Filmemacherinnen aus Argentinien, Brasilien, Deutschland und Uruguay
Filmreihen und Diskussionen in unterschiedlichen Städten aus Südamerika

Rund 50 Jahre, nachdem die erste Generation an den Filmhochschulen ihren Platz in der Film- und Medienkultur zu reklamieren begann, scheint viel erreicht, aber immer noch sind weibliche Regisseure unterrepräsentiert. Einer Studie zufolge, die die UNO 2014 veröffentlichte und die den Anteil von Frauen sowohl vor als auch hinter der Kamera in 11 Ländern untersuchte, liegt Brasilien mit ca. 9% Frauenanteil über dem weltweiten Durchschnitt von 7%.  In den letzten Monaten fordern weltweit immer mehr Frauen in Medienberufen gleiche Chancen und Zugang zu den Fördertöpfen und Sendeplätzen.

Das Goethe-Institut Porto Alegre hat diese Diskussion aufgreifend eine Filmreihe mit 16 Kurzfilmen von Filmemacherinnen aus Argentinien, Brasilien, Deutschland und Uruguay produziert. Das Programm wurde von dem Produzenten und Filmproduzenten Paulo de Carvalho kuratiert und war ein repräsentativer Querschnitt durch das Filmschaffen von Frauen der letzten fünf Jahre aus den genannten Ländern. Es zeigte die große Bandbreite an künstlerischen Stilen und Handschriften, die Frauen heute, ein halbes Jahrhundert nachdem die erste Generation an den Filmhochschulen ihren Platz in der Film- und Medienkultur zu reklamieren begann, beherrschen.

Die Filmreihe lief in sieben Städten Südamerikas und wurde begleitet von verschiedensten Diskussionsveranstaltungen. So erinnerte die Filmemacherin und derzeitige Präsidentin der Akademie der Künste Jeanine Meerapfel in Belém, Buenos Aires, Montevideo und Porto Alegre an die Kämpfe und Siege der ersten Generation der Filmemacherinnen in den siebziger Jahren.

​PROJETO TRANSIT: 2 diretores brasileiros, 1 texto alemão

O Goethe-Institut Porto Alegre convidou os diretores gaúchos Camilo de Lélis e Alexandre Dill para, separadamente, encenarem o texto As Trevas Risíveis (2015), “Die Lächerliche” Finsternis”, do alemão Wolfram Lotz. Os dois espetáculos estrearão dentro da programação oficial do 12º Festival Palco Giratório Sesc.

A montagem As Trevas Ridículas, de Dill, será apresentada em 23 e 24 de maio. A encenação Nas Sombras do Coração, de Camilo, terá sessões nos dias 27 e 28 de maio. Após suas estreias no Palco Giratório, os espetáculos retornam ao Teatro do Goethe para temporadas regulares. 

Batizada de TRANSIT por estabelecer trocas entre continentes, entre estéticas e entre gerações, a iniciativa do Goethe-Institut envolve outras iniciativas inéditas.

As encenações gaúchas marcam a estreia do texto As Trevas Risíveis em palcos brasileiros. Considerado uma das revelações da dramaturgia e da poesia alemãs, Wolfram Lotz foi escolhido Dramaturgo do Ano na Alemanha em 2015 justamente por esta obra.

Os processos de criação de As Trevas Ridículas e Nas Sombras do Coração serão registrados pelo site AGORA Crítica Teatral  (www.agoracriticateatral.com.br) através de postagens de seus editores, Michele Rolim e Renato Mendonça.

Além disso, a fim de ampliar o trânsito do projeto, o TRANSIT trará até Porto Alegre um crítico alemão, a jornalista Dorothea Marcus e um crítico do centro do país (a confirmar) para que acompanhem as estreias de As Trevas Ridículas e Nas Sombras do Coração no Palco Giratório. Está previsto um debate público durante o festival reunindo críticos convidados e os diretores Camilo de Lélis e Alexandre Dill.

Idealização e Realização: Goethe-Institut
Correalizadores: Festival Palco Giratório - Sesc/RS e Agora Crítica Teatral

Sobre o dramaturgo:

Wolfram Lotz, 35 anos, é uma das revelações da dramaturgia e da poesia alemãs. As Trevas Ridículas, escrito originalmente na forma de radioteatro, valeu a ele a escolha como Dramaturgo do Ano na Alemanha em 2015. As montagens de Lélis e de Dill marcam a estreia no Brasil desse texto de Lotz.

Sobre os diretores:

Camilo de Lélis já venceu o troféu Açorianos de direção por Macário, o Afortunado (1991), O Estranho Sr. Paulo (1997), A Bota e a sua Meia (1997) e Merdha, Presidentas (2000), além de três Tibicueras de direção de peças infantis. Em 1998, apresentou A Bota e a sua Meia em Munique, sendo elogiado pelo autor Herbert Achternbusch. As Quatro Direções do Céu foi premiada duas vezes no Prêmio Braskem 2015, nas categorias melhor espetáculo e melhor diretor.

Alexandre Dill conquistou o Troféu Açorianos 2012 de direção de dança com o espetáculo Fauno. Em 2013, venceu o Prêmio Novos Diretores, parceria do GI com a prefeitura de Porto Alegre para a montagem de A Noite Árabe. Ainda em 2013, a pesquisa Fausto, o ator, o espectador e a criação de uma fábula gestual foi contemplada com a Bolsa de Pesquisa em Artes Cênicas Décio Freitas. Em 2016, o diretor foi convidado pelo GI para participar do Fórum International, programa para profissionais de teatro no âmbito do festival Theatertreffen de Berlim.

Sobre os críticos convidados:

Dorothea Marcus, Alemanha
Nasceu em 1969 e estudou Filologia e História Alemãs na FU Berlin. Trabalha como jornalista cultural freelancer desde 1999 - primeiramente em Freiburg, depois em Colônia - para o jornal "taz", para os canais de rádio públicos Deutschlandfunk e WDR, para a revista "Theatre heute" e para o portal on-line "nachtkritik.de ", entre outros. Foi jurada do Prêmio de Teatro de Colónia, NRW-Theatertreffen e do NRW Jugendtheatertreffen "Westwind" (conferência de teatros para jovens na Renânia do Norte-Vestefália). De 2009 até a sua extinção em 2014, foi editora-chefe da revista de teatro "aKT" em Colónia. Ela é professora da cadeira "Escrever sobre dança e teatro" do curso de graduação "Cultura de dança e movimento" da Universidade Alemã de Desporto de Colónia.

Sobre o AGORA

AGORA é um portal de crítica teatral com cobertura nacional, sediado em Porto Alegre e apoiado pelo Goethe-Institut. Desde sua criação, em 28 de julho de 2015, o site contabiliza a postagem de mais de 90 críticas, mais de 13 mil sessões e acima de 9 mil usuários envolvidos. A partir de janeiro de 2017, o AGORA é formado por Michele Rolim e Renato Mendonça, e suas postagens estão abertas a colaboradores convidados. O AGORA mantém parcerias com o site francês l’insensé e com o site chileno Ágora.

Mais informações: adair.gass@portoalegre.goethe.org – (51) 2118-7800