
REPORTAGEM

DEMOCRACIA

Com o patrocínio do governo,
a desinformação na
Eslováquia está a afetar
pessoas, valores e
instituições

Reportagem de Sofia Craveiro
Edição de Tiago Sigorelho
Design de Frederico Pompeu
Digital de Inês Roque
Comunicação de Carolina Esteves e Margarida Marques

16.02.2026



Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui
como.

EN PT 

https://gerador.eu/subscricoes/
https://gerador.eu/subscricoes/
https://gerador.eu/subscricoes/
https://gerador.eu/subscricoes/
https://gerador.eu/subscricoes/
https://gerador.eu/en/com-o-patrocinio-do-governo-a-desinformacao-na-eslovaquia-esta-a-afetar-pessoas-valores-e-instituicoes/
https://gerador.eu/com-o-patrocinio-do-governo-a-desinformacao-na-eslovaquia-esta-a-afetar-pessoas-valores-e-instituicoes/
https://gerador.eu/
https://gerador.eu/


Ataques a jornalistas, descredibilização da
comunicação social independente,
propagação de informação falsa,
desmantelamento de instituições culturais. A
desinformação na Eslováquia está a crescer
com o patrocínio dos responsáveis políticos,
que trazem para o mainstream as narrativas
das margens. Com ataques e mudanças
legislativas feitas à medida, agudiza-se a
polarização da sociedade que está a prejudicar
a democracia e o sentimento europeísta.

Michal Kovačič é um dos pivôs mais famosos e respeitados na
Eslováquia. Em junho de 2024, o então moderador do programa
de debate ‘Na telo‘, exibido no maior canal comercial do país, TV
Markíza, foi dispensado das suas funções. Alegadamente, o seu
afastamento aconteceu como forma de retaliação pelas críticas
e denúncias de pressões internas que o jornalista fez
publicamente contra o canal e direção, durante a emissão do
programa. “Neste momento, a Eslováquia está a debater-se
contra a ‘Orbánização’ das nossas estações de TV. O futuro da
emissora nacional RTVS [canal estatal] está ser debatido em
público mas, na realidade, a luta está em todo o lado. Está a
acontecer calma e silenciosamente”, afirmou Michal Kovačič. O
programa chegou a estar suspenso, mas voltou ao ar após algum
tempo, com uma nova equipa.

Kovačič referia-se ao desmantelamento da televisão pública da
Eslováquia, que estava a ser levado a cabo na altura. O primeiro-
ministro, Robert Fico, alegou que a RTVS era tendenciosa e
subjetiva. A acusação estava integrada numa narrativa falsa mais
abrangente, alimentada pelos membros do governo, na qual se
alegava que os media independentes foram moralmente
responsáveis pelo ataque com arma de fogo de que Fico foi alvo,
já que este aconteceu precisamente no dia em que teve início o
debate parlamentar sobre o futuro da televisão pública. “Muitos
de vocês semearam este ódio”, afirmou Matúš Šutaj-Eštok,
ministro do interior, referindo-se aos órgãos de comunicação
social, numa conferência de imprensa. “Por vossa causa o quatro
vezes primeiro-ministro Robert Fico, o estadista mais importante



da história moderna da Eslováquia, está neste momento a lutar
pela vida”, afirmou, por sua vez, Lubos Blaha, vice-presidente do
Parlamento e membro do SMER-SD.

O clima de animosidade contra os jornalistas foi ainda reforçado
por vídeos que circulavam na internet onde, alegadamente, o
atirador que disparou contra Fico afirmava ter sido motivado
pelas mudanças que o governo pretendia implementar na RTVS.

Tudo isto foi utilizado por governantes para justificar o
desmantelamento do canal público que, após cerca de dois
meses de debate no parlamento – e sob forte contestação
popular – foi aprovado. A RTVS foi, desta forma, transformada na
Televisão e Rádio da Eslováquia (STVR), cuja linha editorial é
agora controlada pelo governo.

Ataques ao jornalismo e à
cultura

Os ataques de políticos e membros do governo a órgãos de
comunicação e jornalistas não foram, contudo, algo que
começou aqui. O partido SMER-SD, no poder, tem mantido uma
relação tensa com a comunicação social desde o assassinato do
jornalista do Aktuality, Ján Kuciak, e da sua noiva, Martina
Kušnírová, em 2018. O acontecimento esteve na origem da
demissão de Robert Fico do cargo de primeiro-ministro.

Após regressar ao poder, em 2023, Fico quase de imediato
anunciou “ações” contra os meios de comunicação social que diz
serem “liberais”, considerando-os “inimigos” e “indesejados no
gabinete de governo”. Em fevereiro de 2024, o código penal foi
alterado e foi dissolvido o Gabinete do Procurador Especial, que
tinha a seu cargo a investigação do homicídio de Kuciak e
Kušnírová. Tudo isto foi motivo de grandes protestos e
manifestações na Eslováquia.

Robert Fico também ameaçou retirar fundos de publicidade aos
meios mais críticos da sua atuação política, impediu
determinados títulos de aceder a conferências de imprensa, além
de frequentemente dirigir acusações infundadas e insultos aos
jornalistas.

Os ataques levaram o The European Centre for Press and Media
Freedom (ECPMF), organização sem fins lucrativos fundada em



2015 em Leipzig, na Alemanha, a alertar para o enfraquecimento
das proteções legais dos órgãos de comunicação social e o
reforço da hostilidade contra jornalistas. “Funcionários do
governo e políticos na Eslováquia insultam e ameaçam
regularmente jornalistas, criando um ambiente hostil que
prejudica a confiança pública nos media e coloca em risco a
segurança física dos profissionais”, lê-se no comunicado
divulgado em dezembro de 2024 na página oficial da
organização.

No texto são enumeradas situações concretas, como a
conferência de imprensa realizada a 8 de outubro de 2024 em
Brezno, na qual o primeiro-ministro Robert Fico acusou os
jornalistas dos títulos Denník N, Denník SME e Aktuality de
estarem “possuídos pelo demónio” e serem “cretinos sedentos de
sangue”, responsabilizando-os novamente pelo ataque com
armas de fogo de que foi alvo em 2024.

Perante este cenário, a Eslováquia desceu significativamente no
Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa, divulgado pelos

https://www.ecpmf.eu/media-freedom-in-slovakia-under-threat/#:~:text=We%2C%20the%20undersigned%20international%20press%20freedom%2C%20freedom,Center%20for%20Press%20and%20Media%20Freedom%20(ECPMF).
https://www.mapmf.org/alert/32199


Repórteres Sem Fronteiras. O país ocupava, em 2025, a 38ª
posição, quando no ano anterior estava classificado em 29º lugar,
num total de 180 países e territórios analisados. É a posição mais
baixa obtida pela Eslováquia desde que vive em democracia. A
título de exemplo: Portugal ocupa a 8ª posição e a Alemanha a
11ª.

Em simultâneo, o governo de Fico levou também a cabo um
conjunto de reestruturações e alterações legislativas na área da
cultura que se materializaram no afastamento de responsáveis
de museus e centros performativos, incluindo os diretores do
Teatro Nacional da Eslováquia e do Instituto de Política Cultural,
que foram destituídos. Matej Drlicka, antigo diretor do Teatro
Nacional, disse à agência France Presse que a ministra da cultura
Martina Šimkovičová pretendia “criar uma era de medo,
reintroduzir a era comunista dos anos 1970″.

“Algumas dessas instituições foram completamente destruídas.
Em dois anos, quase danificaram toda a infraestrutura cultural.
Foi realmente um ataque duro, muito duro e muito rápido às
instituições culturais”, diz Monika Kompaníková, escritora e
editora, que se mostra preocupada com o futuro. “Temo o que vai
acontecer a seguir. Acho que vai demorar muito, muito tempo
para restaurar o que eles danificaram. E não vejo quaisquer
progressos”, lamenta.

Desinformação nos píncaros

Estes ataques ao jornalismo independente na Eslováquia são
indissociáveis da disseminação de desinformação, problema que
tem vindo a ganhar contornos cada vez mais preocupantes nos
últimos anos. Este “ecossistema” começou a tomar forma no país
em 2014 e diversificou-se desde então, mas foi só a partir de
2020 que foi encarado com seriedade, conforme é descrito no
relatório Disinformation Landscape in Slovakia, publicado em
setembro de 2023 pela organização sem fins lucrativos EU
Disinfo Lab, que menciona a “infodemia” como algo indissociável
da guerra na Ucrânia e da pandemia de covid-19.

Os atores políticos têm sido elementos-chave na disseminação
de desinformação, “graças à sua visibilidade, à capacidade de
atrair e envolver o público e de moldar discussões sobre temas
sociais”, de acordo com a mesma fonte. “Através dos políticos,

https://www.disinfo.eu/wp-content/uploads/2023/09/20230919_SK_DisinfoFS.pdf


as narrativas de desinformação entram na circulação
mainstream da informação”, lê-se.

Veja-se o exemplo de Peter Kotlar, deputado do partido
nacionalista de extrema-direita SNS – (Slovenská Národná
Strana, Partido Nacional Eslovaco) que integra a coligação
governamental – e médico ortopedista. Kotlar foi nomeado pelo
governo para levar a cabo um inquérito sobre a gestão da
pandemia de covid-19. Numa série de conferências de imprensa
realizadas entre março e abril de 2025, apresentou as suas
conclusões: as vacinas de mRNA são parte de uma conspiração
global para alterar o ADN das pessoas, pelo que o seu uso deve
ser proibido. “A integridade do património genético eslovaco foi
comprometida”, declarou, sem quaisquer evidências científicas
válidas.

“A[s empresas] Moderna e Pfizer transformaram as pessoas
vacinadas em organismos geneticamente modificados,
modificaram pessoas como milho, sem o seu conhecimento”,
disse o responsável aos jornalistas, numa conferência de
imprensa a 13 de março.

Mas como chegámos até aqui?

Deslocámo-nos a um café pitoresco da capital eslovaca, perto do
emblemático Michalská Brána (Portão de São Miguel), para um
encontro com o jornalista Victor Breiner, fundador da plataforma
Infosecurity, que ali nos relatou a sua visão sobre a génese do
problema.

“Eu estava em Kiev [Ucrânia] durante o [massacre] de Maidan [em
2014], quando snipers russos – sabemos hoje que eram russos –
mataram cerca de 110 pessoas [durante protestos contra o
governo pró-russo de Viktor Yanukovych, primeiro-ministro da
Ucrânia na altura]. Passei aproximadamente um mês, a andar
cerca de 16 horas por dia pelo meu pé, a falar com pessoas” que
se revoltaram contra o sucedido, relata o jornalista, que à época
trabalhava como freelancer para uma série de títulos alemães.

https://infosecurity.sk/


Jornalista Victor Breiner, à esquerda, e o Portão de São Miguel,
Bratislava, à direita

Algumas semanas depois, transferiu-se para a região do
Donbass, onde encontrou populações sem qualquer acesso aos
grandes meios de comunicação ucranianos. “Eles tinham sido
alimentados pela televisão estatal e media russos durante seis a
oito meses e mudaram a sua posição completamente”, relata o
jornalista especialista na área de segurança, que também já
desempenhou funções como consultor e diretor de
departamento no Ministério da Defesa da República Eslovaca.

A população a que o jornalista se refere vive junto à fronteira com
a Rússia, integrando um grupo minoritário russo. “Continuam a
ser cidadãos ucranianos”, ressalva. “Mas vi estas pessoas a
acreditarem genuinamente que havia um complô fascista em
Kiev e que os avós dos nazis alemães voltaram para terminar o
trabalho que não conseguiram concluir há oitenta anos.” O
contraste com os manifestantes de Maidan era evidente.



Esta experiência no terreno levou o jornalista a ver com outros
olhos os efeitos da desinformação russa, cuja teia se alarga a
diferentes países da Europa Central e de Leste, com particular
incidência na Eslováquia, um dos maiores alvos das ameaças
híbridas do Kremlin, segundo o relatório Russian Embassy in the
Slovak information Space – Case study of narratives and
networks from 2024, do think-thank GLOBSEC.

De acordo com a fonte, as “operações de influência russas”
integram uma estratégia ampla de remodelação de percepções
para reduzir o apoio à Ucrânia e criar divisões na sociedade
europeia. O resultado, no caso da Eslováquia, é uma diminuição
da percepção da Rússia como ameaça à segurança nacional, que
passou de 69% para 49% em 2024, segundo o referido
documento. “Além disso, apenas 41% dos inquiridos eslovacos
culpam a Rússia pela guerra na Ucrânia, a percentagem mais
baixa entre os países da Europa Central e de Leste. Entretanto,
51% atribuem a responsabilidade à Ucrânia – devido à alegada
opressão das populações russófonas – ou à provocação
ocidental, sublinhando o sucesso das narrativas apoiadas pelo
Kremlin em distorcer a realidade e semear confusão”.

Nostalgia e polarização

Vale a pena fazer uma pausa para um breve enquadramento
histórico e social.

A proximidade com a Rússia de Putin versus a pertença à União
Europeia – e, consequentemente, a adesão aos valores ditos
“ocidentais”, de promoção da diversidade e inclusão – é uma das
questões mais complexas e polarizadoras da sociedade eslovaca.

Em parte, isso explica-se com a atribulada História desta nação.
No século XX a Eslováquia passou do domínio nazi –
concretizado por meio do governo fantoche do sacerdote Jozef
Tizo -, para o comunismo da URSS, ficando do lado oriental da
Cortina de Ferro, quando a Europa foi dividida após a Segunda
Guerra Mundial. Tudo isto aconteceu enquanto as fronteiras eram
partilhadas com a atual República Checa.

A Tchecoslováquia foi formada após a queda do Império Austro-
Húngaro e durou entre 1918 e 1992. Ainda hoje os dois estados se
consideram “irmãos” e a boa percepção que é tida pelos

https://www.globsec.org/sites/default/files/2025-02/Russian%20Embassy%20in%20the%20Slovak%20Information%20Space.pdf
https://www.globsec.org/sites/default/files/2025-02/Russian%20Embassy%20in%20the%20Slovak%20Information%20Space.pdf
https://www.globsec.org/sites/default/files/2025-02/Russian%20Embassy%20in%20the%20Slovak%20Information%20Space.pdf


eslovacos em relação aos checos nota-se em qualquer conversa
com os habitantes locais, embora existam muitas diferenças nos
indicadores económicos e de qualidade de vida.

Monumento que celebra a união entre a República Checa e a
Eslováquia, realizada a 28 de outubro de 1918. A data ainda é assinalada
nos dois países com uma pequena cerimónia, sendo colocadas de flores

por responsáveis políticos.

Um dos aspetos que vale a pena frisar, é que, para uma parte
significativa da população eslovaca o domínio comunista foi
sinónimo de desenvolvimento urbano e industrial. “Algumas
pessoas com quem falei pessoalmente [afirmam] que se não
fosse o socialismo ou o comunismo não teríamos estradas,
hospitais e etc”, conta-nos o guia turístico Jakub Hanzel,
enquanto nos mostra alguns exemplos de construções
comunistas que permanecem de pé na cidade de Bratislava.

De facto, persistem na Eslováquia sentimentos positivos em
relação à Rússia, conforme descrito no já citado relatório
Disinformation Landscape in Slovakia, da EU DisinfoLab.
“[Estes] estão ligados à ideia de pan-eslavismo e aprofundam a
vulnerabilidade à propaganda russa, em relação à guerra na

https://www.disinfo.eu/wp-content/uploads/2023/09/20230919_SK_DisinfoFS.pdf


Ucrânia, país vizinho da Eslováquia. A situação é também
explorada pela Embaixada da Rússia na Eslováquia, que é
extremamente ativa em operações de informação e influência”,
diz a mesma fonte.

Esta nostalgia faz com que um terço dos eslovacos (33%)
acredite que a sua vida seria melhor em contexto comunista, de
acordo com uma sondagem publicada em novembro de 2025
pela Focus Agency (FOCUS – Center for Social and Market
Analysis). A mesma fonte – que realizou a pesquisa entre 13 e 21
de outubro com uma amostra de 1.028 inquiridos -, indica que,
no caso dos eleitores do partido SMER-SD, no poder, a
percentagem ascende a 55%. Já os eleitores dos partidos
progressistas e da oposição – PS, SaS, KDH, Hnutia Slovensko e
Demokrati – pensam, na sua maioria, o contrário, ou seja, a vida
sob o comunismo seria pior.

Existem ainda diferenças geracionais. No caso dos jovens até aos
24 anos, apenas 7% diz preferir o comunismo. Já no seio de
pessoas com mais de 65 anos, a percentagem é de 48%. Este
paradigma serve de pano de fundo a uma parte significativa da
desinformação que é disseminada no país atualmente.

Um exemplo: no final de 2025, foi difundida através das redes
sociais a ideia de que, durante o regime comunista soviético, a
carne vendida na Eslováquia era de melhor qualidade, em
comparação com a suposta “carne aguada” à venda hoje em dia.
Esta informação é, obviamente, falsa já que, “os alimentos na
década de 1980 frequentemente continham metais pesados ​​ou
produtos químicos, e parte da carne provinha de animais que não
passariam na inspeção atual. A carne de hoje é, na verdade, mais
segura, mais rigorosamente controlada e sujeita a padrões
europeus”, lê-se num artigo publicado no site Demagog.sk, que
se dedica ao fact-checking de afirmações políticas e ideias falsas
propagadas no contexto digital.

A principal consequência disto é a polarização da sociedade,
particularmente no que toca a questões relacionadas com
valores que estão na base do projeto comunitário europeu. Esta é
a conclusão retirada de mais de uma dezena de entrevistas a
jornalistas, ativistas e investigadores do país, realizadas online e
durante a nossa estadia de sete dias em Bratislava.

Para Domician Zahorjan, analista de segurança do NEST Institute
(instituto para Novas Ameaças de Segurança), isso vê-se
também pelos resultados eleitorais, sem maiorias claras para
nenhum partido, e pelos inquéritos de opinião. O nível de
desinformação que é patrocinada pelos políticos seria, na opinião
do especialista, motivo de grande polémica noutros países, mas
na Eslováquia é algo quase normalizado, precisamente devido à

https://demagog.sk/maso-je-v-sucasnosti-bezpecnejsie-ako-za-socializmu
http://demagog.sk/


polarização que vigora. “O facto de [a desinformação] se ter
tornado uma política do governo, ou pelo menos de ser
disseminada por elementos de topo, que propagam estas ideias e
partilham as narrativas [falsas], está a torná-las mainstream”.

Katarína Klingová concorda: “Ao longo dos anos, essas narrativas
de desinformação polarizadoras tornaram-se centrais, ou seja,
foram popularizadas e tornaram-se o núcleo do discurso
político”, afirma a investigadora principal (senior research fellow)
no Globesec Policy Institute, em Bratislava. “Já não é preciso
procurar essas narrativas e teorias da conspiração [em sites
obscuros], basta ligar a televisão e elas estão lá” acrescenta.

Ambiguidade política

Para o cientista político Pavol Babos, a disseminação de
desinformação por parte de Robert Fico e restantes membros do
executivo é uma estratégia política adaptada ao contexto
vigente. Um exemplo concreto é a posição do atual primeiro-
ministro eslovaco relativamente à vacinação: em 2020 e 2021
Robert Fico foi um forte crítico da vacinação contra a covid-19.
Apesar da comprovada eficácia das vacinas de mRNA no controlo
da pandemia, Fico teceu duras críticas ao governo de então pelo
facto de seguir as recomendações da UE e da Organização
Mundial de Saúde. Fê-lo porque estava na oposição, acredita o
especialista.

“Ele tinha de usar todas as oportunidades para enfraquecer o
governo e, como o grande tópico era a covid-19 e o governo
estava a agir de forma responsável, juntando-se a outros países
europeus na estratégia de vacinação, Fico tinha de assumir a
posição contrária por razões políticas”, diz. “Estou convencido
que, se ele fosse primeiro-ministro nessa altura, apoiaria a
vacinação”.

No bar do edifício principal da Universidade Comenius,
imponente construção arredondada na esquina da Praça
Šafárikovo, centro de Bratislava, o professor de ciência política
resumiu-nos o percurso político do atual primeiro-ministro,
destacando a forma como quase inverteu as suas posições
políticas para regressar ao poder.

Ainda que o seu partido, SMER-SD, se posicione como esquerda
ou centro-esquerda, as posições conservadoras e nacionalistas
adoptadas nos últimos anos são comuns à extrema-direita, de tal



forma que o partido foi expulso do grupo socialista do
Parlamento Europeu (PE), por violar os princípios do mesmo. “É
difícil de compreender porque estas ideologias não têm limites
rígidos. Depois, Fico e o seu partido nunca foram estritamente
ideológicos. O que eles sempre quiseram foi ganhar tanto poder
quanto possível”, afirma Pavol Babos, enquanto mexe o café.

Cientista político Pavol Babos, à esquerda, e a Universidade Comenius,
Bratislava, à direita

Assim, “quando começaram, queriam brincar com a ideia de ser
liberais, queriam algo parecido com a Terceira Via, inspirada por
Tony Blair. Isso não funcionou na Eslováquia, portanto ele
esperou e basicamente transferiu-se para a social-democracia,
mas até aí ele tinha alguns problemas, [nomeadamente] no PE,
ainda antes de 2010. Ele promoveu políticas públicas que eram
basicamente sociais-democratas, mas mais num sentido rural-
industrial, não no sentido moderno, da social-democracia do
século XXI”.

https://pt.euronews.com/my-europe/2025/10/17/grupo-de-centro-esquerda-do-parlamento-europeu-expulsa-partido-do-primeiro-ministro-eslova
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/10/17/grupo-de-centro-esquerda-do-parlamento-europeu-expulsa-partido-do-primeiro-ministro-eslova


Tal significa que embora defendesse os direitos dos
trabalhadores industriais, nunca foi defensor dos direitos das
minorias, de medidas de proteção do ambiente, nem sequer dos
direitos das mulheres, por exemplo. Daí que o investigador esteja
reticente em falar numa contradição total, embora reconheça a
existência de ambiguidades e incoerências, como o facto de o
SMER-SD assinalar o Dia da Mulher mas, simultaneamente,
cultivar um discurso misógino.

As contradições não se ficam por aqui, já que Robert Fico é
incoerente também quanto à sua posição face à UE. “É um
governo populista, pode dizer-se, e há uma grande diferença
entre o que é dito ao nível das instituições europeias e o que é
dito a nível nacional”, explica Domician Zahorjan, analista de
segurança do NEST Institute.

O especialista refere que embora Robert Fico afirme respeitar
todas as geografias e ter uma política orientada para boas
relações com os diferentes países e regiões do globo, as suas
visitas de estado e posições públicas mostram o favorecimento
da Rússia.

Importância do fact-checking

A menos de 900 metros de distância da Universidade Comenius,
após uma brevíssima viagem de elétrico vermelho pela
emblemática Rua Štúrova, que liga a Cidade Velha ao Rio
Danúbio, chegámos à redação do Demagog. Naquele andar do
prédio envidraçado vivem diferentes organizações, espalhadas
por salas que se confundem por via de um largo corredor comum.
A equipa que se dedica ao fact-checking – numa lógica
semelhante ao jornal Polígrafo português – é apenas uma delas.

Fundado em 2010, o Demagog.sk dedicava-se inicialmente
apenas ao fact-checking político, com especial foco nas
afirmações dos eleitos. Nessa altura, embora os políticos
pudessem fazer afirmações falsas ou enganadoras, não
disseminavam desinformação de forma intencional conforme
acontece hoje, acreditam os jornalistas. Daí que o seu trabalho se
tenha tornado mais difícil, pois “demora mais tempo a desmentir
do que a dizer”, explica Veronika Frankovská, coordenadora do
colectivo.

A verificação de factos tornou-se mais complexa não apenas
pelo aumento das afirmações falsas ou enganadoras, mas

http://demagog.sk/


também porque o escrutínio jornalístico feito em programas de
debate político nas televisões perdeu força. “Nos últimos anos os
políticos começaram a criticar os canais e os programas, assim
como alguns jornalistas em específico, e começaram a recusar-
se a participar”, relata Veronika. O debate político ficou mais
pobre. Os jornalistas foram alvo de pressões e, em alguns casos,
foram mesmo afastados e substituídos, como é o caso de Michal
Kovačič, descrito no início desta reportagem.

Redação da Demagog.sk

Ao comentar este assunto, os jornalistas da Demagog são
unânimes: os debates perderam qualidade e os políticos
beneficiam de tempo de antena com menos questionamento por
parte dos moderadores, menos críticos e contundentes nas
perguntas. Os políticos têm agora a vida facilitada, pois
enfrentam menos escrutínio nos debates televisivos. “Num
sentido, vemos como ainda mais importante olhar para o que
dizem [e fazer o trabalho de fact-checking] quando eles têm um
período ininterrupto de tempo para, por vezes, repetir narrativas



da propaganda russa cuja falsidade foi provada pelos principais
jornais vezes sem conta”, explica Veronika Frankovská.

Desinformação alimenta o ódio

As narrativas falsas disseminadas na Eslováquia são um dos
fatores que contribui para alimentar o ódio contra grupos
minoritários. O caso do assassinato dos jovens não-binaries
Matúš Horváth e Juraj Vankulič é um trágico exemplo disso
mesmo.

Amigues, de 23 e 26 anos, respetivamente, tinham em comum o
interesse pela cultura asiática. Matúš estava em Bratislava para
estudar mandarim. Juraj era visual merchandiser, apreciava
anime, K-Pop e dança. Assim que se sentaram a beber limonada
no banco de rua junto ao bar Tepláreň, no centro da capital
eslovaca, um jovem de 19 anos, Juraj Krajčík, aproximou-se deles
e disparou vários tiros com uma pistola de calibre 45. Fugiu
depois, de arma na mão.



Horas mais tarde foi encontrado pela polícia num parque perto da
sua casa, já sem vida. Na mesma noite tinha publicado uma
fotografia sua no Twitter, com a legenda “have a last selfie”. As
autoridades concluíram que cometeu suicídio.

Nessa tarde de 12 de outubro de 2022, Krajčík tinha divulgado
online um manifesto antissemita e de apologia à supremacia
branca de 65 páginas, no qual assumia a sua vontade de
executar ataques contra diferentes grupos minoritários. De
acordo com testemunhas oculares, o atirador esteve cerca de 30
minutos a observar, de longe, as movimentações no bar LGBTQI+
da Rua Zámocká antes de atirar. Matúš e Juraj, jovens não-
binaries, estavam no local errado à hora errada e tornaram-se
vítimas mortais do seu ódio. Uma rapariga, trabalhadora do bar,
também ficou ferida pelos disparos, mas sobreviveu.

De acordo com um artigo publicado na plataforma de jornalismo
de investigação Balkan Insight, o jovem estudante era filho de
um elemento do partido Vlasť (Pátria), de extrema-direita – que
não conseguiu representação no parlamento após as legislativas
de 2020 -, com uma forte retórica LGBTQIfóbica e que apelidava
os membros da comunidade de “doentes”, “decadentes” e
“pervertidos”. A arma que utilizou era do pai, que tinha várias
guardadas em casa.

Após o ataque, gerou-se uma onda de comoção nacional na
Eslováquia. Cerca de 20 mil pessoas juntaram-se dois dias
depois numa vigília, junto ao bar de Bratislava onde tudo
aconteceu. Foram organizadas marchas e mobilizações noutras
cidades. A Presidente da República Zuzana Caputova escreveu
no Facebook que o assassinato foi o resultado de “declarações
estúpidas e irresponsáveis de políticos”. “Nós, políticos, somos
responsáveis por cada palavra que pronunciamos, mas
muitos aqui imprudentemente preenchem o espaço com
ódio”, afirmou.

Também o primeiro-ministro Eduard Heger frisou que “nenhuma
forma de supremacia branca, racismo e extremismo contra as
comunidades, incluindo a LGBTQIA+, pode ser tolerada.” Não
obstante, antes das eleições de 2020, integrou o grupo informal
Candidatos Cristãos que, entre outras coisas, defendia que as
uniões civis não deviam ser permitidas entre pessoas LGBTQI+.

Para o ativista Peter Weisenbacher, a polémica foi efémera e
infrutífera. Em entrevista ao Gerador, numa tarde chuvosa e fria
de outubro, abrigados no pequeno escritório que serve de sede

https://balkaninsight.com/2022/10/17/years-of-lgbt-intolerance-in-slovakia-culminate-in-two-killings/


ao Human Rights Institute, em Bratislava, organização que dirige
e co-fundou em 2011, explicou como a onda de comoção após os
assassinatos em Bratislava foi breve e até isso acabou por ser
cortado com desinformação. Rapidamente se espalhou uma
narrativa falsa sobre o assassino, que se dizia ser um antigo
namorado de uma das vítimas, sendo o duplo homicídio
perpetrado por motivos passionais. “É obviamente falso, mas
uma parte da sociedade acredita”, o que contribuiu para uma
desvalorização da tragédia, na visão do ativista.

O aproveitamento político da desinformação LGBTQIfóbica
também “não mudou”, diz Peter Weisenbacher, que acredita até
ter aumentado. “A parte mais triste de tudo isto, é que não é, de
todo, o reflexo da sociedade [eslovaca]”, que acredita não ser
contra a comunidade, mas antes muito manipulável.

Ativista de longa data, Peter Weisenbacher considera que o seu
trabalho tem sido “definitivamente” afetado pela disseminação
de desinformação, um problema crescente no país que, segundo
explica, não é novo. “Começou de forma discreta, em sites de
franja, no Facebook e similares. Depois avançou para grupos
cristãos de extrema-direita, depois grupos cristãos de direita,
ligados à política e a políticos”, que dizem ser contra a dita
“ideologia de género”. Os comentários depreciativos sobre a
comunidade LGBTQI+ tornaram-se comuns a diferentes
elementos do espetro político. “Passou para o mainstream e,
agora…”, lamenta.

Os resultados estão à vista: menos de três anos após o ataque
em Bratislava, em setembro de 2025 foi aprovada uma emenda à
Constituição da Eslováquia para que apenas sejam legalmente
reconhecidos dois géneros “biologicamente determinados”,
sendo o casamento considerado uma união entre homem cis e
uma mulher cis. A UE abriu um processo de infração, já que,
desrespeitando a lei comunitária, o país assume-se soberano em
matérias de “identidade nacional”, “saúde”, “ciência”, “educação”
e “estado civil”.



Ativista Peter Weisenbacher, Human Rights Institute, Bratislava

Contexto internacional



Numa visão mais abrangente, a nível europeu, é reconhecido que
a desinformação está presente nos diferentes países, embora
com níveis de incidência distintos.

Alexandre Alaphilippe, diretor do EU DisinfoLab, afirma que não é
possível identificar um único país como sendo o caso mais grave,
já que todos revelam os impactos de diferentes maneiras. “Acho
que todos são vulneráveis. Basta encontrar o ponto certo”,
explica, em entrevista ao Gerador. “Portanto, não é uma questão
de vulnerabilidade [per se]. Pode haver mais resiliência nuns do
que noutros.”

“Por vezes, os países que estão mais protegidos podem ser os
mais vulneráveis a um tipo específico de narrativa em
determinado momento”, acrescenta o especialista. “Por exemplo,
a Finlândia é muito boa em literacia mediática, a França neste
momento é muito boa a expor este tipo de operações [externas],
mas não há um país que reúna tudo isto e seja o modelo para
toda a gente”.

Além disso, na visão de Alexandre Alaphilippe, a preocupação
maior não se prende com a disseminação de desinformação por
parte de países como a Rússia, que diz sempre o terem feito, mas
antes o facto de as plataformas online permitirem que as
narrativas falsas penetrem o debate público. “Sem este tipo de



 LÊ TAMBÉM 

amplificação, incentivo e complexificação isso não aconteceria,
ou aconteceria muito menos”, frisa. “Portanto, é mais uma
questão de como a desinformação está a ser promovida por um
sistema online que atualmente remunera esse tipo de conteúdo,
tanto política como financeiramente, mais do que o conteúdo em
si a ser produzido”.



Alexandre Alaphilippe: “Mentir e espalhar desinformação já
não é penalizado nas eleições”

A desinformação tornou‑se um problema crescente nos vários países
pertencentes à União Europeia, imiscuindo-se nas democracias e
corroendo a coesão do projeto comunitário. Clica no botão para ler a
entrevista ao diretor executivo da organização sem fins lucrativos, EU
DisinfoLab.

LÊ AQUI

Sendo a desinformação um problema com esta abrangência, é
possível identificar pontos comuns entre a situação na
Eslováquia e em Portugal?

Para já, os dois contextos não são sequer comparáveis, embora
seja notório o agravamento do problema no nosso país, acredita
João Canavilhas, investigador do LabCom – Laboratório de
Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI) que tem
vindo a estudar a disseminação de desinformação nas últimas
campanhas eleitorais.

“Aquilo que nós verificamos nos últimos atos eleitorais é que há
sempre um crescimento”, diz, referindo-se às eleições europeias
de 2024 e às eleições legislativas de 2025, entre as quais foi
registado um aumento de 160%. João Canavilhas rejeita
alarmismos, já que inicialmente estavam registados apenas oito
casos. “É um aumento que, percentualmente, é muito grande,
mas em termos de unidades não é assim tanto”, frisa.

“Em Portugal, o que mais aparece são as sondagens falsas ou as
sondagens feitas por empresas que não estão credenciadas para
o fazer”, explica o investigador. Também são comuns notícias
falsas publicadas por órgãos de comunicação doutrinários ou
conteúdos que imitam o grafismo de órgãos de comunicação
fidedignos, assim como os vídeos falsos ou descontextualizados.

As conclusões são o resultado de um estudo conduzido pela
Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em
parceria com a UBI, no qual o investigador João Canavilhas teve
um papel proeminente. Este estudo analisou sobretudo
publicações de partidos políticos nas redes sociais.

O Gerador esteve na apresentação do referido relatório, intitulado
Desinformação nas Legislativas 2025: atividade dos partidos
nas redes sociais realizada durante o colóquio “Dinâmicas da
Desinformação Política em Portugal: Media, Partidos e Redes
Sociais”, em setembro de 2025, na Universidade da Beira Interior,

https://gerador.eu/alexandre-alaphilippe-mentir-e-espalhar-desinformacao-ja-nao-e-penalizado-nas-eleicoes/
https://labcom.ubi.pt/desinformacao-nas-legislativas-2025-atividade-dos-partidos-nas-redes-sociais/
https://labcom.ubi.pt/desinformacao-nas-legislativas-2025-atividade-dos-partidos-nas-redes-sociais/


Covilhã. À margem da sessão, a presidente da ERC, Helena
Sousa, explicou-nos que a entidade regula órgãos de
comunicação, “não regula os partidos” podendo apenas analisar
casos relacionados com jornais doutrinários ou falsas
sondagens. A sua intervenção é, por isso, limitada. “Quando há
limites à liberdade de informação, à liberdade de expressão,
esses limites têm de ser muito bem ponderados”, disse a
responsável. “Não compete à ERC dizer quais são os limites.
Esses estão estabelecidos na lei, compete à ERC ponderar caso a
caso, uma vez que nem todos os direitos podem ser exercidos na
sua total amplitude”.

Um novo estudo do Labcom, já sobre as eleições presidenciais
revelou que os conteúdos de desinformação tiveram mais de 8,3
milhões visualizações nas redes sociais na primeira volta, sendo
o candidato André Ventura aquele que concentrou a maior
percentagem, ou seja, 82,4%.

Apesar do aumento da desinformação propagada pelos partidos
– com o Chega à cabeça -, João Canavilhas considera que a
realidade portuguesa ainda está longe de países como a
Eslováquia ou a Hungria, por exemplo, onde “os processos foram
muito rápidos” e têm contornos diferentes, mas teme que o
fenómeno comece a ganhar alguma aceleração.

“O que parece é haver aqui uma tendência – e agora nestas
eleições estamos a verificar novamente isso – de ataque ao
jornalismo”, na tentativa de descredibilizar “o maior inimigo da
desinformação”.

“Ataca-se o jornalismo com coisas que são fáceis de confirmar
que não são verdadeiras e fica tudo impávido e sereno”, lamenta
João Canavilhas, que admite o agravamento do problema num
futuro próximo.

Esta reportagem foi apoiada por uma bolsa de jornalismo atribuída no
âmbito do projeto CLAD – Citizens and Libraries Against Disinformation,
promovido pelo Goethe-Institut Portugal e Goethe-Institut Bratislava
com financiamento da UE. 

https://www.goethe.de/prj/cld/en/index.html


Plataforma independente de jornalismo, cultura e educação

SITE POR GERADOR E JELLYINK © 2026 GERADOR.

SUBSCRIÇÃO

O GERADOR

POLÍTICA DE COOKIES

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMOS & CONDIÇÕES

      

https://gerador.eu/
https://jellyink.pt/
https://gerador.eu/subscricoes/
https://gerador.eu/o-gerador/
https://gerador.eu/politica-de-cookies/
https://gerador.eu/politica-de-privacidade/
https://gerador.eu/termos-condicoes/
https://www.instagram.com/gerador.eu/
https://www.facebook.com/gerador.eu/
https://twitter.com/gerador_eu
https://www.linkedin.com/company/15818617/
https://www.youtube.com/channel/UCFT30UyVT61pu3LBUalXO9w
https://www.threads.net/@gerador.eu
https://www.tiktok.com/@gerador.eu

